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O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA foi criado por meio da Norma Regulamentadora NR9 que trata dos riscos que estão presentes no ambiente. O PPRA promove iniciativa, projetos, técnicas e práticas que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores o que interfere no desempenho a curto, médio e longo prazo.

A NR9 considera riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos e acidentes do trabalho.

Agentes físicos: formas de energia a que os trabalhadores são submetidos, como vibrações, ruídos, condições anormais de pressão, temperaturas extremas (tanto altas quanto baixas), radiações ionizantes e não-ionizantes, ultrassom e infrassom.

Agentes químicos: produtos, compostos ou substâncias capazes de entrar no organismo por via respiratória, por exposição, pela pele ou ingestão.

Agentes biológicos: são os agentes vivos, como bactérias, parasitas, vírus, protozoários, bacilos e fungos.

Riscos de Acidentes: são arranjo físico inadequado, máquinas e equips sem proteção, Ferramentas inadequadas, eletricidade, armazenamento inadequado

Estes riscos precisam ser considerados quando o PPRA é elaborado para garantir que a exposição dos trabalhadores a estes agentes seja segura, evitando assim, prejuízos a saúde direta ou indiretamente. O PPRA deve ser descrito em um documento-base e ser apresentado e discutido na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

De acordo com a NR 9, o programa deve conter, no mínimo, uma estrutura assim:

  • planejamento anual, em que se definem metas, prioridades, e o cronograma para sua aplicação;
  • metodologia e estratégia que serão aplicadas para colocar o planejamento em prática;
  •  divulgação, documentação e manutenção dos dados;
  • regularidade do PPRA e avaliação.

É preciso fazer também uma análise global, pelo menos uma vez no ano, para ver como o PPRA se desenvolveu e fazer um novo planejamento.

Todas as empresas, não importa o porte, segmento, quantidade de funcionários ou do eventual grau de risco a que estão expostas precisam ter o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, por isso, todo empregador deve estabelecer, implementar e assegurar que o programa seja cumprido como atividade permanente da empresa.

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